O Presidente do Conselho Diretivo da AMCB Dr. Antonio Dias Rocha, apresentou o plano de atividades e orçamento para 2021 no valor de € 2.000.000,00. Os objetivos estratégicos que o executivo pretende levar a cabo durante o ano de 2021 e seguintes, foram definidos tendo por base a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial RIS3, mais concretamente nas Plataformas de Valorização dos recursos endógenos naturais, Tecnologias para a qualidade de vida e Inovação territorial.
O Plano de Atividades aprovado tem em consideração os projetos de continuidade em execução, bem como novas iniciativas/projetos transmitidas pelas autarquias que se materializam em projetos novos ou em atualizações/revisões dos existentes.
São definidos para 2021 os seguintes objetivos e respetivos projetos e ações e medidas:
- Modernizar a qualidade de serviço da administração local e reforçar a capacitação institucional e as redes de cooperação
- Melhorar e promover a qualidade do ambiente urbano, a sustentabilidade no uso dos recursos e a prevenção e gestão de riscos
- Promoção territorial e Cooperação Transfronteiriça
-Transição Energética
O Conselho Diretivo reflete ainda no documento dar continuidade ao seguinte:
Na estratégia das ações e medidas do executivo estão presentes a Educação, Formação e Igualdade de Género; O Planeamento, Ordenamento Territorial, Ordenamento Florestal, Revisão dos planos Municipais de Emergência e Proteção Civil, a Sustentabilidade e Eficiência de Recursos; a Cooperação Transfronteiriça; e a Gestão Energética.
O executivo salientou ainda o facto de pretender dar continuidade aos trabalhos de apoio na revisão e elaboração dos diversos Planos Municipais com são os Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios, Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil, Cartas Educativas, Mapas de ruido e ao recente desafio que prevê concluído nos próximos meses que são os Planos Municipais de Bio resíduos.
A AMCB além dos projetos em curso, continuará com o desafio da realização do cadastro de infraestruturas de água e saneamento; estudo de viabilidade económica e financeira para a gestão em baixa da água e saneamento; na cartografia para gestão do território; na transição energética nomeadamente em projetos candidaturas na área energética auditorias energéticas e implementação de projetos na área das energias renováveis (solar, geotermia, biomassa, . . .).
Aproveitando para desejar um Novo Ano repleto de sucessos,
O Presidente do Conselho Diretivo
António Dias Rocha Dr.