INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS INTERMUNICIPAL - SIGAMCB
A Infraestrutura de Dados Espaciais InterMunicipal SIGAMCB criada em 2004 tem vindo a sofrer evoluções quer nas suas funcionalidades quer na variedade de informação disponibilizada.
A ambição incutida no projeto já permitiu que o mesmo fosse reconhecido em eventos nacionais, como um projeto de referência nacional pela filosofia adotada de Dados Abertos.
A tecnologia e arquitetura utilizada é sustentada em opensource e tem agora a ambição de estabelecer uma nova gestão de informação geográfica no contexto regional, disponibilizando as ferramentas e funcionalidades de um modo mais intuitivo e fácil, caracterizando por uma evolução de funcionamento que permite disponibilizar a informação através de visualizadores de informação georreferenciada e serviços web encriptados com informação técnica para os técnicos das autarquias, proporcionando um poderoso meio informação acessível a estes utilizadores.
A IDE AMCB visa melhorar os serviços de planeamento da AMCB bem comos dos serviços técnicos das Câmaras Municipais e o acesso livre a dados seguindo os protocolos de utilização internos da AMCB e dos protocolos de cedência de informação estabelecidos entre esta associação e outras entidades.
Emissão de Plantas de Localização (Renovação de SITE)
Por forma agilizar os processos de Emissão de Plantas de localização a AMCB desenvolveu uma plataforma online que permite ao munícipe criar e emitir plantas de locais em causa. Esta aplicação permite a impressão de uma forma automática dos vários modelos/tipos de Plantas que o serviço emite, assim como uma forma muito fácil de pesquisa de locais. Neste momento a AMCB tem em execução o trabalho de migração da informação relativamente aos Planos Diretores Municipais para plataforma open source e que poderão ser visualizados e consultados em sigamcb.pt.
CADASTRO DE INFRAESTRUTURAS MUNICIPAIS - cadREDES AMCB
A estratégia do Portugal 2020 nomeadamente do Programa Operacional SEUR prevê realizar investimentos consideráveis no sector da água. Antevendo esta iniciativa a AMCB realizou um diagnóstico do estado de arte nos seus municípios associados por forma a definir uma estratégia de atuação num projeto candidatura. Neste sentido mobilizou os seus técnicos bem como os técnicos das autarquias para realização de um diagnostico que levaria a AMCB a preparar e apresentar uma candidatura de cerca de 3 161 728,33 milhões de euros ao PO SEUR para a realização de cadastro das redes de saneamento e abastecimento de águas dos aglomerados urbanos dos municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Oliveira do Hospital, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Seia.
Este projeto permitirá tecnicamente realizar um levantamento, validação e homogeneização da informação cadastral das redes segundo um modelo de dados comum e a sua integração num sistema de informação geográfica (SIG) e que permitirá a gestão das respetivas redes de cada município.
Após aprovação recente da candidatura a AMCB iniciou recentemente os trabalhos de adjudicação. De referir que o objetivo específico do projeto é fundamentalmente contribuir para a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água numa perspetiva de aumentar o;
A iniciativa por sua vez integra um projeto global que visa desenvolver uma ferramenta SIG mutável em função das pretensões de cadastro e que possa servir para levantamento de infraestruturas municipais. O mesmo é dizer, uma ferramenta que permita realizar o cadastro de redes de Águas Residuais e Pluviais, Cadastro de infraestruturas elétricas, ou outro tipo de levantamento que o Município entenda mais pertinente. De referir que a ferramenta a desenvolver será com base em software open source. Estão associados ao desenvolvimento da aplicação apenas os custos referentes à programação da aplicação bem como o carregamento dos dados.
ACÇÕES A REALIZAR NO ÂMBITO DO PROJETO
Link externo: SIGAMCB