Associação de Municípios da Cova da Beira
08-10-2024

Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela Promovido ao Nível da Volta a Portugal em Bicicleta

O Grande Prémio Internacional de Ciclismo Beiras e Serra da Estrela, um evento que teve a sua estreia em 2016 e que se afirmou como um marco no calendário do ciclismo nacional e internacional, foi oficialmente promovido pela União Ciclista Internacional (UCI) para a classe 2.1. Esta distinção coloca a prova ao mesmo nível competitivo da emblemática Volta a Portugal em Bicicleta, elevando-a a uma das mais prestigiadas competições do país.

Após um interregno causado pela pandemia, a AMCB – Associação de Municípios da Cova da Beira em parceria com a ENERAREA – Agência Regional de Energia do Ambiente e os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso, retomaram a organização do evento em 2023 com a realização da 5.ª edição que visitou os 16 municípios através da realização de 4 etapas e com um percurso total superior a 500 km, que voltou a atravessar as paisagens deslumbrantes e desafiantes da região. Em agosto deste ano, a UCI reconheceu o trabalho de excelência da organização da 6.ª edição realizada em maio de 2024, atribuindo a pontuação máxima à prova e destacando-a como um exemplo no panorama do ciclismo internacional.

A recente promoção do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela para a classe 2.1 permite agora a participação de uma variedade de equipas de elite na 7.ª edição do evento que se realizará entre 22 e 25 de maio de 2025, incluindo UCI WorldTeams, UCI ProTeams, Equipas UCI de Ciclocrosse Profissionais, Equipas Continentais UCI e Equipas Nacionais, o que consolida o evento como uma referência a nível mundial.

Rui Ventura, Presidente da AMCB, sublinha a importância desta conquista: “Este reconhecimento é uma prova de que o caminho que traçámos para promover o nosso território em conjunto com os 16 municípios que compõem a AMCB está a dar frutos. É um incentivo para continuarmos a apostar numa estratégia de promoção territorial que alia desporto de alto nível e valorização da cultura e paisagens locais. Esta prova, que atrai equipas e visitantes de todo o mundo, é um exemplo claro do potencial da região. Estamos a criar emoções, a despertar paixões e a colocar a Cova da Beira no mapa internacional do ciclismo.”

O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela pretende que o ciclismo seja um importante veículo de promoção e divulgação da região das Beiras e Serra da Estrela, sendo o principal objetivo da prova a promoção e projeção de uma região com características ímpares, que oferece um enorme potencial natural e um património natural, cultural e gastronómico diversificado, enquanto destino turístico sustentável, ao longo de todo o ano.