Atualmente e no decorrer do processo, esta a ser realizada a substituição de equipamentos obsoletos de climatização (por ex. radiadores a óleo, Termo ventiladores), por bombas de calor nos edifícios e infraestrutura dos municípios e IPSS, contribuindo para uma melhoria das condições de conforto dos utentes nos locais de intervenção.
Estão já instaladas 160 bombas de calor nos Municípios de Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Sabugal e Seia, decorrendo a instalação nos Municipios de Trancoso e Penamacor.
A intervenção prevê no total, a substituição de 1650 equipamentos de climatização obsoletos por 550 bombas de calor do tipo Ar/Ar de Classe Energética A+ ou superior, com apoio de um sistema de Telegestão.
A implementação da medida tem um custo de 651 205 Euros, englobando os custos de aquisição e instalação dos equipamentos e gestão/desenvolvimento da globalidade do projeto.
Os benefícios esperados da implementação desta medida é a redução de 5 332 564kWh/ano, equivalentes a custos evitados de fornecimento de energia elétrica de 550 320,60 €/ano. A valorização económica das emissões de CO2 evitados é de 9 065,36 €/ano. No final a redução do consumo anual de energia elétrica será de 88% menos face aos equipamentos existentes.