A presente candidatura tem como objetivo continuar o sucesso da medida “BCEM – Bombas de Calor em Edifícios Municipais”, abrangendo, nesta edição do PPEC, as IPSS.
Nesta edição, propõe-se a substituição de equipamentos obsoletos de climatização (por ex. radiadores a óleo), por bombas de calor nos edifícios e infraestrutura dos municípios e IPSS, contribuindo para uma melhoria das condições de conforto dos utentes nos locais de intervenção.
A intervenção prevê a substituição de 1650 equipamentos de climatização obsoletos por 550 bombas de calor do tipo Ar/Ar de Classe Energética A+ ou superior, com apoio de um sistema de Telegestão.
A implementação da medida tem um custo de 651 205 Euros, englobando os custos de aquisição e instalação dos equipamentos e gestão/desenvolvimento da globalidade do projeto.
Os benefícios esperados da implementação desta medida é a redução de 5 332 564kWh/ano, equivalentes a custos evitados de fornecimento de energia elétrica de 550 320,60 €/ano. A valorização económica das emissões de CO2 evitados é de 9 065,36 €/ano.