Os objetivos estratégicos que a AMCB pretende levar a efeito durante o ano de 2020 e
seguintes, foram definidos tendo por base a Estratégia Integrada de Desenvolvimento
Territorial RIS3, mais concretamente nas Plataformas de Valorização dos recursos
endógenos naturais, Tecnologias para a qualidade de vida e Inovação territorial.
O Plano de Atividades aprovado tem em consideração os projetos já candidatados e em desenvolvimento, bem como novas iniciativas/projetos transmitidas pelas autarquias que se materializam em projetos novos ou em atualizações/revisões dos existentes.
Assim, foram definidos para 2020 os seguintes objetivos e respetivos projetos e ações e
medidas:
- Modernizar a qualidade de serviço da administração local e reforçar a capacitação institucional e as redes de cooperação
- Melhorar e promover a qualidade do ambiente urbano, a sustentabilidade no uso dos recursos e a prevenção e gestão de riscos
- Promoção territorial e Cooperação Transfronteiriça
-Transição Energética
O Conselho Diretivo pretende dar continuidade aos objetivos anteriormente já definidos e às medidas que os materializam designadamente:
· Manter a cooperação com a CCDRC e com outras entidades, nomeadamente as que nos estão mais próximas, nomeadamente com a CIM Beiras e Serra da Estrela;
· Colaborar com a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior - ENERAREA nas suas atividades de planeamento e intervenção na procura de respostas numa vertente de otimização e racionalização de consumos energéticos em infraestruturas municipais bem como fomentar e promover projetos na área das energias renováveis e proteção ambiental.
· Continuar com a Valorização do território através da ECORAIA e Ciclismo Internacional no âmbito da cooperação transfronteiriça e integrar novos contextos institucionais, legais e operativos;
· Reforçar redes de incorporação de saber tecnológico com instituições de Ensino Superior,
· Promover a criação, atualização, circulação e disponibilização de dados no Sistema de
Informação Geográfico no âmbito do Território
· Promover projetos locais/internacionais no âmbito da smartcities (cidades sustentáveis)
· Manter uma interação muita próxima com os Municípios
Na estratégia das ações e medidas do nosso objeto estão presentes a Educação, Formação e Igualdade de Género; O Planeamento, Ordenamento Territorial, Ordenamento Florestal, Revisão dos planos Municipais de Emergência e Proteção Civil, a Sustentabilidade e Eficiência de Recursos; a Cooperação Transfronteiriça; e a Gestão Energética.
Tendo reunido em Sabugal, o Conselho Diretivo e a Assembleia Intermunicipal aprovaram o plano de atividades e orçamento.
A AMCB além dos projetos em curso, continuará com o grande desafio da realização do cadastro de infraestruturas de água e saneamento; estudo de viabilidade económica e financeira para a gestão em baixa da água e saneamento; na cartografia para gestão do território; na transição energética nomeadamente em projetos candidaturas na área energética auditorias energéticas e implementação de projetos na área das energias renováveis (solar, geotermia, biomassa, . . .).
Aproveitando para desejar um Novo Ano repleto de sucessos,
O Presidente do Conselho Diretivo
António Dias Rocha