Decorreu no passado fim de semana de 24 e 25 de Novembro a Ecoraia em Salamanca, que acontece pelo oitavo ano consecutivo no pavilhão de exposições da Diputacion de Salamanca em Salamanca.
Na inauguração do certame, o Presidente da AMCB Dr. Antonio Dias Rocha, acompanhado por diversos autarcas Portugueses, assim como pelo Sr. Secretario de Estado da Valorização do Interior Eng. João Paulo Catarino, e pelas autoridades Espanholas no caso do Presidente da Diputacion de Salamanca Javier Iglesias, realçou que estes eventos, se traduzem na valorização de produtos agro-alimentares de qualidade, com a criação de emprego, o estabelecimento de população no meio rural, a criação de oportunidades nas aldeias e o confronto dos problemas comuns sofridos por ambos. Por sua parte, o secretário de Estado para a valorização do território Eng. João Paulo Catarino destacou a importância das relações transfronteiriças de proximidade. Ressaltou que os acordos da cúpula ibero-espanhola realizada em Valladolid nesta semana também continuaram a abordar a questão do turismo como uma das fontes de fixação da população nos territórios de ambos os países parabenizou tanto a Associação de Municípios da Cova da Beira como a Diputacion de Salamanca pela organização este tipo de eventos conjuntos que é a maneira mais palpável de cooperação entre dois territórios irmãos’’.
A principal novidade desta edição, além da mudança de data por ocasião do pedido feito pelos participantes, é a natureza internacional da Feira Ecoraia deste ano, por ocasião da visita de uma delegação internacional que representada pela Alemanha, Holanda, França, Romênia, Portugal, Sérvia, Montenegro, Brasil, Peru, Colômbia, Marrocos e Moçambique, esta delegação internacional esteve presente com "perspectivas turísticas e comerciais’’, alem de conhecerem e visitarem varias localidades do Interior de Portugal e Salamanca, tiveram a oportunidade de conhecer e saborear vários produtos que se produzem nestas regiões, possibilitando o conhecimento de vários intervenientes para futuros contactos e comercialização nos seus países de origem.
Com um orçamento a rondar os 150.000 euros, a 8ª Feira Ecoraia teve a participação de quase 100 produtores alimentares de qualidade ligados, entre outros, a azeites, vinhos, carnes, enchidos, nozes, farinhas e derivados, laticínios, mel, queijos, cervejas, entre outros.