Associação de Municípios da Cova da Beira

Cooperação Transfronteiriça

Estratégia de Cooperação Transfronteiriça

Desde o século passado que a AMCB em parceria com a Diputación de Salamanca, entre outras entidades governamentais espanholas têm vindo a cimentar a estratégia de cooperação sustentável para a zona de fronteira da RAIA.

No âmbito da iniciativa de cooperação transfronteiriça tem vindo a ser promovidos vários debates e fóruns bem como sessões organizativas pelos responsáveis políticos e técnicos das distintas organizações e definidas as principais linhas de ação para o futuro.

Nesse sentido, a comunidade de trabalho que integram elementos da Diputación de Salamanca, AMCB e Municípios elaboraram um documento sintético, de fácil leitura, e que reúne as linhas mestras dos novos desafios e das novas propostas apresentadas pela CT BIN-SAL. Alguns temas foram somente anotados e sugeridos, de modo a facilitar a leitura deste Plano Estratégico CT BIN-SAL 2020

Sumariamente, digamos que este documento é um plano de base para realização de candidaturas ao quadro comunitário Portugal 2020 no âmbito da cooperação transfronteiriça. 

PROJETOS - AMCB

No âmbito da Cooperação Transfronteiriça decorrem varios projetos, no entanto destacamos o BIN SAL EMPREENDE e o BIOFRONTEIRA

O BIN SAL EMPREENDE com a virtude de dar impulso às iniciativas e ideias criadas no decorrer do VIP BIN SAL I e II e que visam:

  1. Promoção do espírito empresarial, nomeadamente facilitando a exploração económica de ideias novas e incentivando a criação de novas empresas; 
  2. Desenvolvimento de novos modelos empresariais para as PME, tendo especialmente em vista a sua internacionalização;
  3.  Apoio à criação e ampliação de capacidades avançadas para o desenvolvimento de produtos e de serviços; 
  4. Apoio à capacidade das PME em participar em processos de crescimento e inovação.

Por seu lado o projeto BIOFRONTEIRA, enquadrado no objetivo temático 6, "Proteger o Meio ambiente e Promover a Eficiência dos Recursos da Cooperação Transfronteiriça", tem como objetivo principal proteger e valorizar o património cultural e natural como suporte de base económica da região transfronteiriça através da promoção da biodiversidade, proteção dos solos e promoção de sistemas de serviços ecológicos, incluindo a rede NATURA 2000, e infraestruturas verdes.

De referir que os projetos tiveram um orçamento global  de 3.2 milhões de euros para o conjunto dos sócios envolvidos.