Ambiente e ordenamento do território
A AMCB tem ao longo dos últimos anos vindo a desenvolver ações de sensibilização, de formação, de controlo e ainda, de aquisição e desenvolvimento de tecnologias no sentido de promover a competitividade, a coesão, a gestão e proteção sustentável dos recursos naturais.
Por forma a dar cumprimento à génese dos seus objetivos estratégicos esta Associação tem vindo a desenvolver projetos na área ambiental e ordenamento do território, assim como a promover novas iniciativas que são prioridade de intervenção na estratégia do Portugal 2020 e que se resumem aos seguintes objetivos específicos:
A estratégia preconizada para as ações que ainda estão em desenvolvimento bem como para aquelas que agora se iniciam, aludem a uma perspetiva de sustentabilidade assente nos seguintes projetos estratégicos:
Dado o sucesso do projeto Cidade Limpa iniciado há mais de uma década a AMCB tem vindo consequentemente a melhorar os serviços de lavagem nos municípios.
O sucesso do projeto deve-se às consequentes e sucessivas intervenções no que diz respeito ao melhoramento e otimização de rotas de lavagem bem como ao impacte positivo provocado na população em geral.
De referir que o projeto contempla as seguintes ações:
Que são efetuadas de acordo com a disponibilidade dos técnicos e meios de cada município ao longo do ano. Anualmente são higienizados cerca de 15.500 contentores e desinfetadas, ruas, praças e pracetas.
Resultado de várias discussões entre técnicos das autarquias a AMCB instalou recentemente 13 estações de monitorização ambiental para emissão de relatórios de caracterização ambiental bem como para previsão de eventual propagação de risco ambiental em cenário de catástrofe.
A disponibilização da informação está em www.amcb.sense.monitar.pt e pode ser acessível por qualquer utilizador que faça o seu registo na plataforma.
A Plataforma permite acesso à rede das estações visualização em mapa da localização dos módulos da rede de monitorização, visualização dos parâmetros ambientais monitorizados em tempo real, consulta de histórico e possibilidade de download em ficheiro editável. A estação é composta por Módulos de Monitorização Ambiental de Apoio aos Centros Municipais de Emergência de Proteção Civil acondicionados numa caixa à prova de intempéries e com possibilidade de fixação a varão vertical com os seguintes sensores:
As alterações climáticas têm tendência para potenciar ou acelerar outros riscos, onde se cruzam factores naturais e antropogénicos, como por exemplo o dos incêndios florestais. Deve ser por isso promovida numa perspectiva sistémica e integrada em planeamento, considerando a dimensão cumulativa e interactiva das alterações climáticas, que acarretam ainda maior incerteza e imprevisibilidade.
Deste modo a AMCB prevê durante o próximo ano 2017, elaborar projectos conjuntos intermunicipais que englobem os municípios AMCB para as seguintes tipologias:
1 - Reforço das capacidades de adaptação às alterações climáticas pela adopção e articulação de medidas transversais, sectoriais e territoriais
2 - Reforço da gestão face aos riscos, numa perspectiva de resiliência, capacitando as instituições envolvidas
Assim, tendo como objectivos gerais prevenir a ocorrência de acidentes graves e minimizar os efeitos dos acidentes ambientais e tecnológicos, a AMCB iniciou recentemente::